sábado, 3 de julho de 2010

Plano Nacional do Livro e Leitura — PNLL

É um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro."

Portal de Serviços e Informações de Governo

Diversas informações úteis para o cidadão brasileiro. Oferece serviços on-line como tempo e clima, certidões de negativas, legislação, como obter documentos. Mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Internet Library for Librarians

Base de dados com inúmeros recursos, revisados, para bibliotecários e bibliotecas. Cada entrada na base de dados possui informação para contato. Em inglês.

Librarians' Internet Index: Biblioteconomia

Links classificados e comentados de sites sobre diversos assuntos das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Elaborado pela organização LII, sob direção de Karen Schneider. Em Inglês.

A Informação

Blog de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Traz notícias, textos e discussões sobre pesquisa, recuperação, armazenamento, gestão, acesso, divulgação e uso da informação. Mantido por Paulo Jorge de Souza, de Ponte de Lima, Portugal.

Bibliotecários Sem Fronteiras

Blog de Biblioteconomia. Canal de troca de informações e experiências entre profissionais e estudantes de Biblioteconomia, Ciência e Gestão da Informação. As mensagens ficam armazenadas para consulta e estão dividas em seções como conservação, cursos, direitos autorais, empregos, entrevistas, humor, perfil do profissional, etc. Mantido por Diego Abadan.

Diretório de Curiosidades

Contém curiosidades comentadas, divididas por assuntos, sobre a profissão e o profissional de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação. Mantido por Tiago Murakami, estudante de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.

Info Home - Oswaldo Francisco de Almeida Junior

Colunas, textos, crônicas, imagens, curiosidades, generalidades, frases, mercado de trabalho, notícias. Elaborado e mantido por Oswaldo Francisco De Almeida Jr, bibliotecário, Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP.

Biblioestud@ntes

Artigos relacionados à Biblioteconomia para download ou leitura on-line. Recursos comentados relacionados à Biblioteconomia: associações bibliotecárias, bibliotecas, empresas de consultoria, revistas e sites. Apresenta o currículo do autor. Desenvolvido e mantido por Sheila Braga de Oliveira, acadêmica de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP).

Amigos do Livro

Contém dados e endereços de recursos relacionados ao livro no Brasil: sites literários, autores, livrarias e sebos, editoras, gráficas, distribuidoras, bibliotecas, profissionais do livro, academias e grupos literários, entidades e associações, órgãos governamentais, prêmios e concursos, eventos, feiras e bienais, jornais, revistas e boletins, cursos e escolas. Site patrocinado pelo Grupo Editorial Scortecci, sob responsabilidade de João Scortecci.



Bibliosite

Informações sobre o curso de Biblioteconomia, sobre a profissão e sobre o profissional bibliotecário. Código de Ética, relação comentada de periódicos on-line, links comentados para recursos em Biblioteconomia. Desenvolvido pela Bibliotecária Carolina, de Recife-PE.



Digital Librarian

Lista comentada de recursos para bibliotecários. Mantido pela bibliotecária Margaret Vail Anderson, de Cortland, Nova York. Em inglês.

LibraryHQ.com

Portal de biblioteconomia. Recursos para profissionais bibliotecários descritos e divididos em tópicos. Publicações, conferências, empregos, notícias, automação de bibliotecas. Elaborado por Katharine Garstka e catalogado por uma equipe de bibliotecários e profissionais de educação liderados por Jim Veatch. Em inglês.



Virtual Library - Cilea

Links classificados e comentados de sites sobre: arquivos e museus, autores e leitores, bibliotecários, bibliotecas, bibliotecas digitais e referência virtual, editores, livrarias, serviços comercias, publicações e redes. Elaborado e mantido pelo Serviço de Automação de Bibliotecas do Consorzio Interuniversitario Lombardo per l'Elaborazione Automatica - CILEA. Em Italiano e Inglês.

R020 Bibliotecología y Ciencias de la Información

Promove a investigação e difusão de conhecimento em Biblioteconomia e Ciências da Informação. Possui um diretório de recursos, um diretório de Bibliotecas Argentinas, um diretório de cursos de Biblioteconomia na Argentina, lista de softwares para o trabalho do bibliotecário e textos. Criado e mantido por especialistas argentinos. Em espanhol.

Prossiga

Programa de informação e comunicação para pesquisa, do CNPq. Promove a pesquisa integrada com ciência, tecnologia e informação. Abriga bibliotecas virtuais de pesquisadores e temáticas, além de outros portais que disponibilizam informações sobre as atividades de educação, ciência e tecnologia em todo o Brasil.

UNESCO International Library

Portal internacional de informações para bibliotecários e usuários de bibliotecas da UNESCO. Possui uma lista de recursos, revisados e divididos em categorias, sobre Bibliotecas, Bibliotecários e Biblioteconomia. Em inglês.



Infobiblio

Diretório de recursos comentados em Biblioteconomia e Documentação, e Ciência da Informação. O conteúdo está disponível em português, inglês, espanhol e francês. Para cada idioma os recursos estão divididos em categorias.

Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação

Portal de referência elaborado pelo Núcleo de Documentação da UFF. Informações utilitárias e referenciais, dividido em categorias.



Libraries, Librarians, Librarianship

Lista revisada de recursos relacionados a bibliotecas, bibliotecários e biblioteconomia, mantido pela Biblioteca Pública do Condado de Los Angeles, Estados Unidos. Em inglês.

Library Spot

Portal que lista bibliotecas acadêmicas e públicas em todo mundo, informações referenciais: jornais, mapas, enciclopédias. Elaborado e mantido pela StartSpot Mediaworks, Inc. Em inglês.

Library World : Web tools for the Librarian

Diretório de ferramentas para bibliotecários, dividido em categorias, desenvolvido e mantido pelo site LibraryWorld em conjunto com a Blue Dolphin Design & Print. Em inglês.

INFOLEGIS

Dedica-se à pesquisa juridica. Auxilia o bibliotecário jurídico a localizar informação jurídica estrangeira. Contém links para manuais de pesquisa que explicam o sistema jurídico de vários países selecionados e fontes para a busca de textos de legislação estrangeira. Criado e mantido por Edilenice Passos, do Senado Federal.

Relação de links com conteúdo relevante para a biblioteconomia.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABSYSNET - Centro de servicios y recursos para bibliotecas y bibliotecarios.

Amigos do livro - Um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura.

ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação.

Argonautas - Biblioteca virtual desenvolvida por alunos e professores do curso de Biblioteconomia da UFPE.

BIBLIODATA - Rede de catalogação cooperativa que desenvolve produtos e serviços que explorem e maximizem a utilização dos recursos compartilhados, visando o aumento da produtividade, a melhoria na qualidade dos serviços e a diminuição dos custos .

Biblioteca Nacional Brasileira - Disponibiliza catálogos on-line, acervo digital, exposição virtual entre outras informações.

Biblioteca Nacional de Portugal - Disponibiliza biblioteca digital, livraria, histórico etc.

Biblioteca Virtual Gilberto Freyre - Disponibiliza textos, fotos, vídeos e várias informações sobre a obra de Freyre.

Bibliotecarias.com - Disponibiliza entrevistas com pessoas da área, divulga eventos, empregos em São Paulo, tabela salarial, endereços de conselhos e associações entre outras informações.

BibVirt - Biblioteca virtual do estudante de língua portuguesa- USP.

Boletim On Line da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ - Boletim mensal que divulga os principais acontecimentos no campo da Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e Ciência da Informação.

CAPES - Portal Brasileiro da Informação Científica - Portal que dá acesso à vários periódicos científicos brasileiros e internacionais.

CBL - Câmara Brasileira do Livro.

CPBA - Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas.

Educação Bibliotecária - Sala de leitura do Departamento de Ciência da Informação da UFSC, com informações diversas como textos, portais, noticiários etc.

FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

GBBU-PE - Grupo de Bibliotecários em Bibliotecas Universitárias de Pernambuco.

Grupo de Trabalhos sobre Bibliotecas Virtuais - Lista de discussão, sites de bibliotecas brasileiras na internet, textos sobre bibliotecas virtuais.

Grupo de Usuários do CDS/ISIS em Santa Catarina - Brasil - Informações sobre Microisis e seus aplicativos.

Guia de Biblioteconomia - SobreSites - Informações sobre automação, processo técnico, administração de bibliotecas etc.

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Infobiblio - Catálogo virtual, classificado de páginas relacionadas a área de Biblioteconomia e Documentação, facilitando e agilizando a recuperação de informações.

Interciência Editora - Publica livros em várias áreas,incluindo a Biblioteconomia, realiza vendas on-line.

Livros.com.br - Livraria virtual contendo títulos relativos à biblioteconomia.

Portal de Referência em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação - Links de arquivos, associações,bases de dados bibliográficos, bibliotecas, dicionários, enciclopédias, tesauros, livrarias, museus, entre outros.

Projeto Gutenberg - Biblioteca digital que disponibiliza gratuitamente textos completos de obras em domínio público.

Prossiga - Sites de bibliotecas virtuais e informações relevantes para a área de ciência e tecnologia.

Recataloging librarians - Texto sobre o profissional bibliotecário, em inglês.

SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

SciELO - A Scientific Electronic Library Online -SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

Thesaurus Editora - Editora em todas as áreas do conhecimento, incluindo a Biblioteconomia, realiza vendas on-line.

Virtus- Laboratório de hipermídia - Comunidades virtuais de estudo - UFPE.



Código de Ética do Profissional Bibliotecário

Resolução CFB nº 3Z7/86 - D.O.U (04-11-1986)

Ementa; Aprova o Código de Ética Profissional do Bibliotecário



SEÇÃO I DOS OBJETIVOS



Art.1 - O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da profissão.



SEÇÃO II - DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES



Art.2 - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem além do exercício de suas atividades:

a. dignificar através de seus atos a profissão tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

b. observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao Poder Público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

c. respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

d. respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

e. colaborar eficientemente com a Pátria, o Poder Público e a Cultura.

Art.3 - Cumpre ao profissional de Biblioteconomia:

a. preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana;

b. exercer a profissão, aplicando todo zelo, capacidade e honestidade no seu exercício;

c. cooperar intelectual e materialmente para o progresso da profissão, mediante o intercâmbio de informações com associações de classe, escolas e órgãos de divulgação técnica e científica;

d. guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando 0 assunto assim exigir;

e. realizar, de maneira digna, a publicidade de sua instituição ou atividade profissional, evitando toda e qualquer manifestação que possa comprometer o conceito de sua profissão ou de colega;

f. considerar que o comportamento profissional irá repercutir nos juízos que se fizerem sobre a classe;

g. manter-se atualizado sobre a legislação que rege o exercício profissional da biblioteconomia, cumprindo-a corretamente e colaborando para seu aperfeiçoamento;

h. combater o exercício ilegal da profissão.

Art.4 - A conduta do bibliotecário em relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados da classe.

Art.5 - O bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:

a. ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão;

b. evitar críticas e/ou denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios;

c. respeitar as idéias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria;

d. evitar comentários desabonadores sobre a administração de colegas que vier a substituir;

e. abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.

Art.6 - O bibliotecário deve, com relação à classe, observar as seguintes normas:

a. prestigiar as entidades de classe, contribuindo, sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da coletividade;

b. zelar pelo prestígio da Classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições;

c. facilitar o desempenho dos representantes do órgão fiscalizador, quando no exercício de suas respectivas funções.

Art.7 - O bibliotecário deve, em relação aos usuários, observar a seguinte conduta:

a. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao publico, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;

b. tratar os usuários com respeito e urbanidade, não prescindindo de igual tratamento por parte deles;

c. ater-se ao que Ihe compete na orientação técnica da pesquisa e na normalização do trabalho intelectual.

Art.8 - O bibliotecário deve interessar-se pelo bem público e, com tal finalidade, contribuir com seus conhecimentos. capacidade e experiência para melhor servir à coletividade.

Art.9 - No desempenho do cargo, função ou emprego, cumpre ao bibliotecário dignificá-lo moral e profissionalmente.

Art.10 - Quando consultor, o bibliotecário deve limitar seus pareceres as matérias específicas que tenham sido objeto da consulta.





SEÇÃO III - DAS PROIBIÇÕES



Art.11 - Não se permite ao profissional de Biblioteconomia, no desempenho de suas funções:

a. praticar, direta ou indiretamente, atos que comprometam a dignidade e o renome da profissão;

b. nomear ou contribuir para que se nomeiem pessoas sem habilitação profissional para cargos privativos de bibliotecário ou indicar nomes de pessoas sem registro nos CRBs;

c. expedir, subscrever ou conceder certificados, diplomas ou atestados de capacitação profissional a pessoas que não preenchem os requisitos indispensáveis para exercer a profissão;

d. assinar documentos que comprometam a dignidade da classe;

e. violar o sigilo profissional;

f. valer-se de influência política em benefício próprio, quando comprometer o direito de colega ou da classe em geral;

g. deixar de comunicar aos órgãos competentes as infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento;

h. deturpar, intencionalmente, a interpretação do conteúdo explícito ou implícito em documentos, obras doutrinárias, leis, acordos e outros instrumentos de apoio técnico do exercício da profissão, com intuito de iludir a boa fé de outrem;

i. fazer comentários difamatórios sobre a profissão e suas entidades.





SEÇÃO IV - DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES



Art.12 - A transgressão de preceito deste Código constitui infração disciplinar, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação das seguintes penalidades:

a. advertência confidencial, em aviso reservado;

b. censura confidencial, em aviso reservado;

c. suspensão de registro profissional por prazo de até 1 (um) ano;

d. cassação do registro profissional "ad referendum" do Conselho Federal.

§ 1º - Cassado o registro profissional, caberá ao CRB recolher a Carteira de Identidade Profissional do infrator.

§ 2º - As penalidades serão anotadas na Carteira de Identidade Profissional e no cadastro do Conselho Regional, sendo comunicadas ao Conselho Federal, demais Conselhos Regionais e ao empregador.

Art.13 - Compete originalmente aos CRBs o julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceito do Código de Ética, facultado recurso de efeito suspensivo. interposto ao CFB.

Parágrafo Único - O recurso deverá ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento da comunicação.



SEÇÃO V - DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES



Art.14 - O Conselho Federal de Biblioteconomia deve baixar resolução estabelecendo normas para apuração das faltas e aplicação das sanções previstas neste Código.



SEÇÃO VI - DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS



Art.15 - O bibliotecário deve exigir, por seu trabalho, remuneração justa e proporcional às atividades exercidas.

Art.16 - O bibliotecário não deve oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.



SEÇÃO VII - ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO



Art.17 - As normas deste Código aplicam-se às pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais de Biblioteconomia.



SEÇÃO VIII - MODIFICAÇÃO DO CÓDIGO



Art.18 - Qualquer modificação deste Código somente pode ser feita pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, mediante proposta de Conselho Regional ou de Conselheiro Federal.



SEÇÃO IX - VIGÊNCIA DO CÓDIGO



Art.19 - 0 presente Código entra em vigor em todo o território nacional, a partir de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. (Of. 462/86).



Profissão do Bibliotecário

Informações sobre a Biblioteconomia, conceito, curso, o profissional Bibliotecário, suas funções e campo de trabalho.



Conceito:

A biblioteconomia é a atividade profissional que compreende o conjunto de organismos, operações técnicas e princípios que dão aos documentos gráficos e não-gráficos o máximo de utilidade possível, ou ainda, a ciência que se ocupa do conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos indispensáveis para armazenar, recuperar e disseminar informações em qualquer tipo de veículo ou formato, de maneira ágil, eficaz e dinâmica.


Curso:

O curso de Biblioteconomia tem como objetivos:

Formar profissionais capazes de acompanhar as transformações da sociedade, compreendendo o papel da biblioteca neste processo, capazes de identificar demandas de informação e propor soluções inovadoras;



Preparar profissionais para atuarem como especialistas no tratamento e difusão de informações, apoiados nas tecnologias da informação;



Capacitar profissionais para atuarem a nível de planejamento, administração, assessoria e prestação de serviços em redes e sistemas, bibliotecas, centros de documentação, serviços de informação;



Habilitar profissionais para a realização de pesquisas relativas à utilização da informação;



Preparar profissionais para o planejamento, implantação e desenvolvimento de atividades de ação cultural.



Bibliotecário:

A profissão de Bibliotecário está enquadrada como profissão liberal pelos termos da Portaria nº 162, de 07/10/1958, do Ministério do Trabalho e, tendo como base o disposto no Art. 577 da Consolidação das Leis do Trabalho, está compreendida no grupo 19 do plano da Confederação Nacional das Profissões Liberais. A designação profissional de Bibliotecário é privativa dos Bacharéis em Biblioteconomia, a partir da promulgação da Lei nº 4084, de 30/06/1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.

O Bibliotecário tem um papel cada vez mais importante como mediador entre o homem e o conhecimento registrado, pois atua nas mais diversas áreas das ciências, da pesquisa científica à extensão cultural, no apoio ao ensino e aprendizagem, da pré-escola à pós-graduação.

É um disseminador de informação registrada que atua no mercado de trabalho difundindo o hábito da leitura e incentivando o uso da informação em seus múltiplos suportes.

Além de especialista no tratamento da informação, é responsável pela democratização do acesso à mesma, contribuindo para o desenvolvimento social e os avanços científicos e tecnológicos.



Campo de Trabalho:

A característica multidisciplinar da profissão garante ao Bibliotecário um amplo campo de trabalho, não só em relação às áreas do conhecimento, seja no âmbito dos órgãos públicos, nas empresas privadas ou na indústria em geral.

O campo de trabalho do Bibliotecário, tradicionalmente constituído por bibliotecas (públicas, escolares, infantis, especializadas e universitárias), expandiu-se para atender à explosão editorial e à conseqüente diversificação de informações essenciais para empresas, instituições de pesquisa, comércio e indústria.

O Bibliotecário pode desempenhar suas funções em Bibliotecas, Centros e Serviços de Documentação e Informação, Arquivos, Museus, Editoras, Cinematecas, Vídeo-Clubes, Emissoras de Rádio e Televisão, Jornais, Assessorias (parlamentares, empresariais, jurídicas, educacionais), desenvolver e administrar Bancos de Dados e Bases de Dados, integrar equipes de manutenção de Web Sites na Internet ou ainda exercer a profissão como autônomo.