quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bibliotecas, Serviços de Informação

As bibliotecas nos dias de hoje tem atingido um crescimento acelerado de informação e um avançando desenvolvimento de serviços prestados a sociedade e aos demais usuários, nota-se que nos serviços de informação e referência, que têm, sobretudo alcançado uma mudança extraordinária, é fácil observar o avanço do uso da tecnologia, por meio de interação entre usuário e biblioteca, que procura facilitar e programar as estruturas dos novos paradigmas de atendimento ao público, enfatizando sempre as reais necessidades e as possíveis dificuldades que um determinado usuário possa ter em suas pesquisas. A biblioteca deixou de ser um depósito de livros, na prática começou a usufruir dos novos mecanismos de comunicação, passando a ter uma função mais dinâmica, procurando meios de manter-se organizada e atualizada na disseminação das informações prestadas ao público.

A recente mudança na própria função da biblioteca acrescentou uma nova dimensão de planejamento de serviços de disseminação da informação. (A Biblioteca, o técnico e suas tarefas, p.12)

O serviço prestado ao usuário pela biblioteca visa ensinar e auxiliá-lo em suas reais necessidade, sendo ele, criança ou adulto.

Agora cabe a biblioteca atender as principais necessidades de seus usuários, sabendo que cada consulente possui um grau de dificuldade, que muitas das vezes requer total atenção.

Muitas das vezes o usuário chega à biblioteca sem saber o que realmente quer, fica espantado com tantas informações encontradas, principalmente se a biblioteca possuir uma grande quantidade de acervo.

É por isso que o pessoal de atendimento, ou seja, o serviço de referência deve estar qualificado e ter sempre treinamentos, onde possam aprender ou reaprender maneiras de orientar e, de como repassar o seu conhecimento ao usuário em uma linguagem simples de auxiliar, mostrar e principalmente ensinar ao usuário a fazer uma busca de um livro de seu interesse nas estantes e até mesmo na procura por assunto ou autor no sistema de busca.

O acervo é, sem dúvida, rica fonte de informação e instrumento de trabalho para aqueles que devem atender ao público assim como as mais diversas fontes voltadas para a área de atuação. Os serviços de atendimento ao público se concentram no fornecimento de informações e orientações bibliográficas. (A Biblioteca, o técnico e suas tarefas, p.18)

E o mais importante das atribuições do serviço de referência é saber como orientar o usuário em suas pesquisas bibliográficas, que consiste no auxílio e na procura de temas específicos ou não, mas que estejam disponíveis na biblioteca.

Por fim, cabe ressaltar que o levantamento bibliográfico é uma forma de identificar a bibliografia, ou seja, se determinado livro, artigos, periódico e outras fontes de conhecimento estejam disponíveis na biblioteca e, além disso, facilitar ao usuário onde o mesmo poderá encontrar tais documentos procurados.

E, portanto como já foi salientado no texto, encontramos várias maneiras de buscas em uma biblioteca, depende agora do conhecimento do setor de referência saber repassar ao usuário a disseminação da informação, isto é, já previamente selecionada e cadastrada em seu banco de dados, como deverá ser feita a pesquisa por assunto, autor e título, sempre tentando especificar e facilitar a procura da informação desejada.

Outra forma de ajudar o usuário é indicando-lhe sites de pesquisa em biblioteca digital, onde poderão consultar acervos de seu interesse, visando ampliar o seu conhecimento.





Referências Bibliográficas

C.V.PENNA; D.J. FOSKETT; P.H. SEWELL,Serviço de Informação e Biblioteca:um manual para planejadores. ed.São Paulo,1979

CRUZ,A.C. da; MENDES,M.T. reis;WEITZEL,S.R. da, A Biblioteca, o técnico e suas tarefas.ed.Niteroi,2004