quarta-feira, 26 de maio de 2010

O ANALFABETISMO TECNOLÓGICO: PROCESSO DE MUDANÇA

A idéia principal do título a qual me refiro, apesar da pouca experiência como ainda acadêmica do Curso de Ciência da Informação, tem como objetivo mostrar o uso do computador na educação em especial nas escolas públicas e como está sendo visto este novo paradigma no cotidiano do professor e aluno como vem sendo utilizada a tecnologia da Informação e da Comunicação de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem e o investimento por parte do Estado para a formação do educador mediador do conhecimento.

É sabido que a taxa de analfabetos letrados em nosso país vem-se reduzindo de forma rápida em torno de um percentual a cada ano. Apesar do avanço o Brasil ainda apresenta um alto índice de analfabetismo tecnológico. Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola.