domingo, 11 de julho de 2010

GESTÃO DA INFORMAÇÃO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Escrever sobre a gestão da informação e planejamento estratégico da biblioteca escolar no atual contexto social, político e econômico tornou-se redundante. O que se faz necessário no momento é discutir como sustentar e dinamizar estes Sistemas de Informação para que os mesmos sejam eficazes. A inserção do Planejamento Estratégico neste ambiente propicia ferramentas que aperfeiçoam a execução de tarefas, o desempenho dos autores sociais. Neste sentido, as Bibliotecas Escolares – como sendo parte de um efetivo Sistema de Informação – devem valer-se desse Planejamento Estratégico para desempenho de suas funções e assim, colaborar na ascensão e na satisfação de todos que façam parte do processo, ou seja, a comunidade escolar. O Planejamento Estratégico da organização escolar deve ser analisado com ressalvas quando adotados em bibliotecas escolares, visto que estas têm sua missão, objetivos e metas condizentes aos da instituição de ensino na qual esta inserida. A partir do pressuposto, se pretende caracterizar, algumas considerações sobre a adoção do Planejamento Estratégico em Sistemas de Informação, dentre eles a Biblioteca Escolar, apresentando os principais conceitos, métodos e dificuldades encontradas com educação e os avanços da informação, no sentido de formar indivíduos autônomos e críticos. E de acordo com Motta (1992), o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de antecipar mudanças futuras, tirando vantagem das oportunidades que surgem, examinando os pontos fortes e fracos da organização, estabelecendo e corrigindo cursos de ação em longo prazo.